Como Participar

 

O Programa Nacional Olimpíadas de Química mantém quatro modalidades de olimpíadas nacionais e várias olimpíadas regionais:

 

Olimpíada Brasileira de Química Júnior– destinada a estudantes de 8o e 9o anos do ensino fundamental. Podem participar estudantes de escolas públicas ou privadas, as inscrições são feitas ON LINE entre os meses de maio a agosto (conferir período exato no Calendário).

O representante legal da escola pode inscrever seus alunos, gratuitamente, sem limite de vagas. Para participar pela 1a vez o representante da escola faz seu cadastro em http://www.obquimica.org/#cadastro-representante. Após enviado o cadastro, aguarda mensagem de aprovação e inscreve seus alunos diretamente no nosso site .

 


Olimpíada Brasileira de Química - Modalidade A – destinada a estudantes de 1o e 2o anos do ensino médio. Para que o estudante possa participar da fase nacional é necessário se inscrever na Olimpíada Estadual, dela participar e se classificar entre os 25 de cada estado. Após classificados, para comtibuar na Fase Nacional as inscrições são realizadas, unicamente, pelos coordenadores estaduais das Olimpíadas de Química (veja lista de coordenadores). Somente serão inscritos na etapa nacional da OBQ, os estudantes que participaram da olimpíada estadual de química. Cada coordenador estadual inscreve 25 (vinte e cinco) estudantes de seu estado, selecionados em sua olimpíada estadual. Os medalhados nessa etapa (Fase III da OBQ) prosseguem nas fases seguintes que selecionam os componentes das delegações que representam o Brasil nas olimpíadas internacionais. 

 


Olimpíada Brasileira de Química - Modalidade B – destinada a estudantes de 3o ano do ensino médio. Segue o mesmo mecanismo adotado na Modalidade A. As inscrições são realizadas pelos coordenadores estaduais das Olimpíadas de Química (veja lista de coordenadores). Somente serão inscritos na etapa nacional da OBQ, os estudantes que participaram da olimpíada estadual de química. O coordenador estadual inscreve 25 (vinte e cinco) estudantes de seu estado.

 


Olimpíada Norte/Nordeste de Química – destinada a estudantes do ensino médio de escolas dessas regiões. As inscrições são realizadas, também, pelos coordenadores estaduais das Olimpíadas de Química, com base na seleção que realiza no estado (veja lista de coordenadores). Somente serão inscritos nesta olimpíada os estudantes que participaram da olimpíada estadual de química. O coordenador estadual inscreve 50 (cinquenta) estudantes selecionados em seu estado.

 

Olimpíadas regionais  são organizadas pelas coordenadorias-estaduais.

 

Como se inscrever

 

 

As Olimpíadas de Química são realizadas, anualmente, para estudantes do ensino fundamental (8º e 9º anos) e do ensino médio.

 

Nas olimpíadas nacionais, os estudantes do ensino fundamental participam na Olimpíada Brasileira de Química Júnior, enquanto aqueles do ensino médio participam na Olimpíada Brasileira de Química Modalidades A ou B e, também, na Olimpíada Norte/Nordeste de Química.

 

A inscrição na Olimpíada Brasileira de Química Júnior é feita pelo representante da escola, entre os meses de maio e agisto (conferir no CALENDÁRIO anusl), diretamente no site www.obquimica.org.

Veja orientações em:  http://obquimica.org/anexos/passo-a-passo-inscricao-do-aluno-nas-olimpiada-quimica.ppt

  

Nas demais olimpíadas nacionais a inscrição é feita pelo coordenador estadual, portanto, é necessário que o estudante participe, primeiramente, na olimpíada de química de seu estado. Veja em http://obquimica.org/calendarios/nacionais o CALENDÁRIO das Olimpíadas Estaduais, a época de inscrição e de realização da olimpíada em seu estado.

 

Para participar fique atento a essas datas.