CANCELADA IChO 2016 no Paquistão

Comunicado recebido hoje indica que IChO não ocorrerá no Paquistão. Não podemos confirmar se acontecerá noutro país sede, o tempo está bem avançado para decisões nessa dimensão.

Haverá um esforço para que em 2016 a IChO não passe em branco, as alternativas são várias, por exemplo, uma olimpíada sem a parte experimental e com problemas preparatórios anteriormente utilizados. 

No momento, não temos nenhum país com proposta de sediar a IChO nessa situação emergencial. Porém, sabe-se que, em acontecenco,  os países participantes custearão as despesas pois não há tempo hábil para conseguir patrocinadores. Até o dia 21/02 teremos uma definição.

Enquanto isso, nós da OBQ manteremos nosso propósito de manter o calendário aprovado, mesmo que tenhamos de fazer algumas alterações.

 

OLIMPÍADA em situação de EMERGÊNCIA

 

A proposta para uma Olimpíada emergencial poderá acontecer com as seguintes características (acomodações e alimentações simples, tempo mais curto, nenhum programa social). Poderá ter que simplificar ou até mesmo cancelar o exame prático, a fim de tornar possível a olimpíada emergencial. A comunidade internacional pode contribuir para a parte científica da competição, e os problemas preparatórios poderão ser os mesmos usados para uma IChO passada.

Necessita, pois: 

1) um país disposto a realizar a IChO e 2)  fundos significativamente reduzidos para cobrir os custos da Olimpíada em caráter de emergência.

Tal como acordado pelo júri no ano passado, a maior parte ou todos os fundos necessários poderão vir do aumento das taxas de participação.