Estudantes premiados na IChO-2016

Na 48th International Chemistry Olympiad realizada na cidade de Tbilisi-Geórgia os quatro estudantes que representaram o Brasil receberam destacadas premiações. O certame teve a participação de 85 países e reuniu 317 estudantes do ensino médio que venceram as eliminatórias de cada país na formação de suas equipes. No Brasil, a equipe foi formada após um processo seletivo constituído por seis fases, iniciado com 301 mil jovens do ensino médio. Esses estudantes receberam treinamento em laboratório no Instituto de Química da UNICAMP e aprofundamento teórico no Instituto de Química da UFRN, um total de 15 dias.

As atividades da 48th IChO aconteceram de 25/7 a 01/08/2016. Durante esse período os estudantes foram avaliados pela equipe de docentes da Agricultural University of Georgia com exames teóricos e na investigação de problemas laboratoriais, cada um desses exames teve duração de cinco horas envolvendo assuntos de elevada complexidade.

Desde 1999, na Tailândia, o Brasil participa com estudantes na Olimpíada internacional de Química, neste ano tivemos uma equipe bem homegênea formada por dois estudantes paulistas e dois cerenses. Os paulistas Vitor Pires e Pedro Seber foram agraciados com medalhas de prata; Gabriel Amgarten e Davi Aragão, do Ceará, conquistaram medalhas de bronze. Acompanharam e apoiaram a delegação os professores doutores José Arimateia Lopes, Reitor da UFPI, e Fabiano Gomes, da UFRN.

A Olimpíada Brasileira de Química faz parte do Programa Nacional Olimpíadas de Química organizado pela ABQ e recebe apoio financeiro do CNPq e MCTI.